A IMPORTÂNCIA DO USO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO
Palavras-chave
Downloads
Resumo
O presente estudo teve como objetivo mostrar a importância do uso das mídias digitais no ensino. Para tanto, foi mostrada a sua influência na escola e a necessidade de uma boa preparação do corpo docente quando se busca uma educação de qualidade, tendo o aporte das mídias digitais e das ferramentas tecnológicas. Para abrir tal discussão, analisou-se o importante papel do educador, tendo-o como mediador no método de aprendizagem, compreendendo-se, ainda, as suas dificuldades quando busca usar díspares padrões de mídias, como também os benefícios provindos do uso dessas ferramentas em sala de aula. Assim, cita-se que a pesquisa aqui desenvolvida é de caráter bibliográfico e situou-se em uma abordagem qualitativa, por meio da qual pode-se alcançar o objetivo acima e ainda compreender um pouco mais acerca da temática aqui debatida. Por meio do estudo aqui empreendido, como também da análise concretizada, evidenciou-se a necessidade de haver um repensar acerca dos métodos formativos dos educadores, perante a inclusão das mídias digitais na escola, buscando-se, com isso, que eles possam se sentir mais encorajados a desenvolverem um trabalho educacional mais aberto e voltado às novas probabilidades de aprendizagens, agenciando-se, com isso, situações nas quais o protagonismo infantil se exiba profícuo perante todas as ações educacionais.
Biografia do Autor
Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS.
Graduada em Educação Física e Pedagogia. Pós-graduada em Educação física na Escola, Psicopedagogia Institucional e Psicomotricidade. Mestranda em Educação.
Graduada em Ciências Biológicas. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Biologia. Mestranda em Educação especialização formação em professores.
Graduada em Letras, Inglês e Português pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Pós-graduada em Metodologias do Ensino de Língua Inglesa. Mestranda em Educação -Especialização em Formação de Professores.
Graduada em História e Pedagogia. Pós graduada em Fundamentos para o Ensino de História/Geografia e Gestão, Orientação e Supervisão com Ênfase em Psicologia Educacional. Mestranda em Educação.
Graduada em Ciências Contábeis. Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil. Mestranda em Educação.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Estado de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
MERCADO, Luís Paulo (org). Novas Tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: INEP/EDUFAL, 2002.
MORAN, J. M.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PONTES, Aldo. A educação das crianças na sociedade midiática: desafios para formação e prática docentes. [S. l.: s. n.], 2010.
VALENTE, J. A. A formação de profissionais na área de Informática em Educação. In: VALENTE, J. A. (org.). Computadores e conhecimento: Repensando a Educação. Campina: gráfica Central da Unicamp, 1993.
VYGOTSKY, L. S.A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins, 1998.
