TESTE DE ACEITABILIDADE DE BOLOS ELABORADOS COM CASCAS DE BANANAS PRATA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO
Palavras-chave
Downloads
Resumo
Objetivou-se avaliar a aceitabilidade de bolos elaborados com cascas de bananas-prata em uma escola pública do município de Rio Verde-GO, Brasil. A pesquisa foi desenvolvida pelos nutricionistas do Centro de Recebimento, Armazenamento e Distribuição da Alimentação Escolar (CRADAE) vinculada à Secretaria municipal de Educação de Rio Verde-(GO). Foram aplicados testes de aceitabilidade para 148 alunos. Os bolos foram elaborados no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ana Pimenta. Verificou-se que no CMEI Ana Pimenta existe uma aceitação de 88% dos escolares em relação ao bolo da casca de banana prata, sendo assim, por se tratar de uma creche, não é credibilizado a porcentagem de 90% que o FNDE exige, e sim a aceitação geral dos alunos em relação ao alimento. Conclui-se que o alto índice de aceitação alcançado pelo bolo da casa de banana-prata no CMEI Ana Pimenta, Rio Verde – GO, indica sua viabilidade como uma alternativa que pode melhorar o valor nutricional e minimizar a geração de resíduos orgânicos por meio do bom aproveitamento dos alimentos.
Biografia do Autor
Faculdade Estácio Teresina.
Nutricionista RT da alimentação escolar do municipio de Rio Verde-Go.
Nutricionista. Pos-Graduanda em Nutrição Hospitalar, Oncológica e Materno Infantil. Quadro Técnico da Alimentação Escolar do Municipio de Rio Verde-GO.
Nutricionista e Pedagoga. Pós-graduada em Controle de Qualidade e Gerenciamento da Produção de Alimentos pela Fanut-UFG. Pós-graduanda em Nutrição com Ênfase em Alimentação Escolar e em Gestão Escolar pela Faveni.
Nutricionista. Pos Graduanda em Nutrição Clínica, Quadro Tecnico da Alimentação Escolar do Municipio de Rio Verde-GO.
Nutricionista do Quadro Tecnico da Alimentação Escolar de Rio Verde-GO
Nutricionista. Pós-graduanda em Nutrição Clínica, Esportiva e Fitoterápicos. Quadro Tecnico da Alimentação Escolar do município de Rio Verde-GO.
Centro Universitário UNIBRAS.
Nutricionista. Pós-Graduanda em Nutrição Clínica, Esportiva e Fitoterápicos. Quadro Técnico da alimentação escolar de Rio verde-GO.
Graduando no curso de Bacharelado em Medicina na Universidade Federal do Piauí e graduando do curso de Bacharelato em Nutrição na Universidade Estácio de Sá. Pesquisador Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.
Referências
ANSCHAU, Maria Eduarda et al. APLICAÇÃO DA BIOPROSPECÇÃO NO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS: UMA BREVE REVISÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, [s. l], v. 3, n. 13, p. 1-12, set. 2021.
BORTOLINI, Gisele A.; FISBERG, Mauro. Orientação nutricional do paciente com deficiência de ferro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, [S.L.], v. 32, p. 105-113, jun. 2010.
DALLACOSTA, Marcia et al. Programa Saúde na Escola: desafios e possibilidades para promover saúde na perspectiva da alimentação saudável. Saúde em Debate, [S.L.], v. 46, n. 3, p. 244-260, nov. 2022.
GUIMARÃES, Andressa Cardoso Guimarães et al. Banana verde e seu potencial terapêutico sobre o metabolismo glicídico: revisão de literatura. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento., [s. l], v. 95, n. 15, p. 729-742, jul. 2021.
GORDIANO, Isabelli et al. Potencial das cactáceas brasileiras na gastronomia: uma revisão. Research, Society And Development, [S.L.], v. 11, n. 7, p. 1-13, 15 maio 2022.
LEANDRO-SILVA, Emerson et al. Aplicação dos modelos de Langmuir e Freundlich no estudo da casca de banana como bioadsorvente de cobre (II) em meio aquoso. Matéria (Rio de Janeiro), [S.L.], v. 25, n. 2, p. 1-12, nov. 2020.
Manual para aplicação dos TESTES DE ACEITABILIDADE do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2ª Edição – Revisada e Atualizada no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), 2017.
MAGALHÃES, Raquel Maria de. DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, IMPACTOS NA SOCIEDADE E ALTERNATIVAS: UMA REVISÃO. 2022. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas - Mg, 2022.
MELO, Marilia Fontenele Albuquerque; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. ESCALAS PARA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: protocolo de revisão de escopo. Recima21 - Revista Científica Multidisciplinar - Issn 2675-6218, [S.L.], v. 4, n. 3, p. 1-12, 3 mar. 2023.
OLIVEIRA, Ozzano Galvão de et al. METODOLOGIAS ATIVAS E GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL: O LÚDICO COMO MÉTODO DE ENSINO NO APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS. Conedu, [s. l], v. 2, n. 8, p. 1-12, out. 2020.
SANTANA, Jeferson Santos et al. Utilização da casca de banana como biossorvente para adsorção de metais pesados viabilizando sua utilização em águas residuárias da industria galvânica. Inovae - Journal Of Engineering, Architecture And Technology Innovation, [s. l], v. 1, n. 8, p. 143-157, jun. 2020.
TERRA, Thássia Dias Martins; PEREIRA, Adilson. Cuidado com a alimentação escolar: o que temos com isso? Dialogia, [S.L.], n. 42, p. 2-17, 2 set. 2022.
