O FATOR ESPIRITUALIDADE NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA

DOI

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.6014

Downloads

PDF

Resumo

Este trabalho discutiu questões-chave no que diz respeito à retenção de talentos nas empresas, a diferença entre espiritualidade e religiosidade, o papel e contribuições da liderança, a espiritualidade e os valores da espiritualidade. A partir dessas perspectivas, como elas se relacionam e como o fator espiritualidade pode contribuir para o exercício das lideranças e do próprio desenvolvimento das pessoas e das organizações. Pretende-se evidenciar como os valores da espiritualidade estão relacionados com a melhoria do ambiente de trabalho, a retenção de talentos, o desenvolvimento das lideranças, o desenvolvimento dos colaboradores e, consequente, com o desenvolvimento organizacional. Este trabalho, além de expor esses conceitos, abordará um estudo de caso com análise qualitativa, baseado nos resultados de pelo menos dois anos de observação, no relatório de coaching e em depoimentos de altos executivos, empresários e empreendedores de sucesso, através de um estudo exploratório e descritivo.

Biografia do Autor

Adilson Martins de Souza

Florida Christian University - FCU.

Referências

ALLEN,N.J.; MEYER, J. P. The measurement and antecedents of affective, continuance and normative commitment to the organization.Journal of Occupational Psychology, 63, 1-18,1990.

DESSLER,Gary.Conquistando Comprometimento. Sāo Paulo: Makron Books, 1996.

KAYE, Beverly; JORDAN-EVANS, Sharon. Retention: Tag, you're it! Training &Development, p.29-34,April,2000.

MELO,Paulette Alberis A. O capitalismo consciente: a evolução espiritual nas organizacões.Dissertacāo de doutorado - Programa de Pós-Graduacāo da Florida Christian University.2011

PAULA, Roberta Manfron de; COSTA, Daiane Leal. A Espiritualidade como diferencial competitivo para as organizacões. XII Encontro Latino Americano de Iniciacão Cientifica e Vlll Encontro Latino Americano de Pós-Graduacão-Universidade do Vale do Paraiba.

PATI, CAMILA. Bom chefe vale mais que aumento de saláno. Revista Exame. Disponivel em:http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/bom-chefe-vale-mais-que-aumento-de-salario-diz-pesquisa Acesso em 21 out. 2012.

PERES,JULIO FERNANDO PRIETO; SIMAO, MANOEL JOSÉ PEREIRA; NASELLO,ANTONIA GLADYS.Espiritualidade, religiosidade e psicoterapia, Revista Literatura. 3,

REGO, A.; SOUTO, S.; CUNHA, M. P. Espiritualidade nas organizações e empenho organizacional: um estudo empírico. Universidade de Aveiro, Portugal, v. 6, p.1-22, 2005.

REGO, A.; SOUTO, S.; CUNHA, M. P. Espiritualidade nas organizacões, positividade e desempenho.Universidade de Aveiro, Portugal, v.13, n.1, p.7-36, 2007.

SILVA, Elson Magno da. Os efeitos da lideranca na retenção de talentos: Um estudo sobre comprometimento e rotatividade na indústria petroquimica. Rio de Janeiro, 2006.Dissertacão (Mestrado Profissionalizante em Administração). Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e Economia do Ibmec.

VERGARA,Sylvia Constant;MOURA, Leandro Souza. Práticas de espiritualidade na gestão de pessoas.Revista Negócios e Talentos, Porto Alegre, ano 7,n. 7,p. 51-74,2010.

Como Citar

Martins de Souza, A. (2024). O FATOR ESPIRITUALIDADE NO EXERCÍCIO DA LIDERANÇA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e516014. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.6014