A PROBLEMÁTICA DO ENSINO EM ANGOLA: UM OLHAR SOBRE A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, EMPREENDEDORA E INOVADORA COMO DESAFIOS DO SECULO XXI NA GARANTIA DE UM ENSINO DE QUALIDADE OLHANDO PARA A GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Palavras-chave
Downloads
Resumo
Angola enfrenta diversos desafios na promoção de uma educação transformadora, empreendedora e inovadora, que contribua para o desenvolvimento do País. O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da promoção de uma educação transformadora, empreendedora e inovadora como desafios do século XXI, valorizando a Gestão Escolar para garantir um ensino de qualidade em Angola. Assim, foi feito um estudo descritivo exploratório utilizando uma abordagem quali-quantitativa. A pesquisa envolveu a participação de 200 indivíduos, incluindo professores, diretores, empreendedores e encarregados de educação residentes em diversas partes de Angola. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário Ad Hoc com perguntas de múltipla escolha criado no Google Forms e compartilhado em diversos grupos do WhatsApp. Os dados foram analisados e tratados utilizando os Softwares SPSS na versão 27 (Statistical Package for the Social Sciences) e o Microsoft Word. Do estudo feito, conclui-se que, um dos principais obstáculos do ensino em Angola, é a falta de infraestruturas escolares adequadas, gestão escolar eficiente. É preciso promover uma liderança eficiente, que saiba gerir os recursos disponíveis, criar um ambiente saudável, motivador dos alunos e professores, estabelecer uma comunicação eficaz entre todos os envolvidos no processo educacional. A problemática do ensino em Angola exige a adoção de medidas concretas para promover uma educação transformadora, empreendedora e inovadora investindo em infraestruturas escolares equipadas com tecnologia, na formação de professores e Gestores escolares, na atualização dos currículos com disciplinas voltas ao empreendedorismo nas classes de base e incentivar as entidas competentes a financiarem os projectos.
Biografia do Autor
Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo.
Ph.D em Educação, Doutorado em Gestão, Mestre em Educação Social, Graduado em Pedagogia, Teologia e Filosofia e Professor da UNILOGOS-Brasil.
Licenciado em Psicologia da Educação pelo ISCED – Huambo, Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.
Graduado em História e Didática pelo ISPSN- Huambo e Docente do ISP- Caála- Angola.
Licenciado em Matemática pelo ISCED –Huambo e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.
Mestre em Educação, especializado em Administração e Gestão Educacional e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.
Mestre em Ensino da Matemática e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.
Graduado em Economia pela UAN, Mestre em Economia pela UJES e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála-Huambo-Angola.
Referências
ALFAIA, Carla Vieira et al. O desenvolvimento do empreendedorismo corporativo: um estudo em empresas do ramo atacadista de pequeno porte do município de Parintins-AM. [S. l.: s. n.], 2023.
AMORIM, Ana Flavia Ferreira de Melo. Doce conexão: Podcast sobre empreendedorismo feminino, confeiteiras e redes sociais na internet. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
ANDRÉ, Maria Teresa. O papel das estruturas de gestão intermédia na promoção da melhoria da qualidade da escola. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021.
ANTÓNIO, António; MENDES, Geovana Mendonca Lunardi; LUKOMBO, Garcia. Os desafios do direito à educação angolana durante a pandemia: do maldito vírus às benditas (necessárias) mudanças emergentes. Educação, p. e61/1-25, 2023.
BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
BRASIL. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasilia: Ministério da Saúde, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. São Paulo: Atlas, 2009. p. 210-210.
CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. Barueri: Editora Manole, 2006.
CHIMUCO, Sandra Marisa Nascimento. A formação inicial de professores em Angola no contexto da reforma educativa: desafios e necessidades (Institutos Médios Normais de Educação de Benguela). 2014. Tese de Doutorado. Universidade do Minho (Portugal).
CID, Marília; FIALHO, Isabel; BORRALHO, António. Avaliação Pedagógica No Ensino Superior: Possibilidades De Melhoria E Inovação. [S. l.: s. n.], 2020.
DA COSTA, Mário Graça et al. As competências tecnológicas e investigativas dos estudantes do curso de formação de professores: um estudo para a província do Huambo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 12, p. 47-77, 2021.
DA COSTA, Mário Graça et al. Fatores que influenciam o bem-estar e o mal-estar dos alunos e professores: um olhar para seu impacto no processo de ensino e aprendizagem. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 1, p. e514832-e514832, 2024.
DA COSTA, Mário Graça et al. Os desafios da educação no século XXI no município do Bailundo (Angola): um olhar para as exigências actuais usando as NTIC. MLS Educational Research (MLSER), v. 6, n. 2, 2022.
DA COSTA, Mário Graça et al. Os reflexos das novas tecnologias de informação e comunicação na gestão escolar democrática, participativa e inclusiva e o seu contributo na melhoria de um ensino de qualidade. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 6, p. e463371-e463371, 2023.
DA COSTA, Mário Graça; ENOQUE, Francisco Zacarias; DA COSTA GRAÇA, Henriques. Gestão escolar democrática e participativa: um olhar para as habilidades, competências, perspectivas e desafios dos directores escolares do município da Caála. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 1, p. 66-95, 2022.
DA SILVA FRANÇA, Janaína; COSTA, Denis Honorato. Empregabilidade na indústria 4.0. E-Acadêmica, v. 4, n. 2, p. e1942353-e1942353, 2023.
DE ARAÚJO, Daniely Ramos et al. Empreendedorismo: as técnicas e ferramentas de gestão utilizadas por mulheres de sucesso. Revista Científica Online, v. 15, n. 1, p. 2023, 2023.
DE QUEIROZ SOUZA, Kênia Paulino; DE PINHO, Maria José. Criatividade e inovação na escola do século XXI: uma mudança de paradigmas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 4, p. 1906-1923, 2016.
DE SIQUEIRA SILVA, Ísis et al. Empreendedorismo empresarial como atividade para o crescimento e valorização profissional dos enfermeiros. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 10, p. e14157-e14157, 2023.
DE SOUZA, Luciano et al. A importância do percurso metodológico no desenvolvimento das atividades do programa jovem empreendedor primeiros passos. In: Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica, 2023.
DIAS, Daniela Cândida et al. Empreendedorismo e Inovação na Educação Superior. Cadernos da FUCAMP, v. 22, n. 59, 2023.
DOMINGOS, Basílio. Ética e valores na gestão escolar: um estudo na escola de 2º ciclo de ensino secundário em Moçâmedes-Angola. [S. l.: s. n.], 2020.
Don José Carlos Assis, Empreendedorismo Corporativo como empreender, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elseveier, 2008 Xii, 166 p.
DOS SANTOS, Lara Sacramento; DE ASSIS, Pablo Roberto. A importância de um plano de negócio: um estudo de caso da papelaria céu azul em Itacaré–Bahia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 10, p. 3168-3184, 2023.
FAO. Organização das Nações Unidas para Aimentação e Agricultura Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura. Boletim Nutrição - Nust/CST/Fiocruz, Rio de Janeiro, n. 76, set./out. 2017.
FRANCO, Isabela de Melo. Empreendedorismo e inovação: um novo perfil de bibliotecas. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. especial, 2018.
FRONTEROTTA, Pierina Alejandra Añez. Estratégias de prevenção da violência em contexto escolar: Ações direcionadas aos docentes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Criminologia) - Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2021.
GUNZA, Cândido José. Gestão democrática: concepções e práticas de gestores de escolas de educação de base em Angola. [S. l.: s. n.], 2023.
HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto et al. Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill Interamericana, 2018.
HERNÁNDEZ-SAMPIERI, Roberto; MENDOZA, Christian. Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: Mcgraw-hill, 2020.
MATOS, José Fernando de et al. O papel do estado no desenvolvimento social e econômico em Angola a partir do final da guerra civil. [S. l.: s. n.], 2023.
MUAQUIXE, José Corindo. As metodologias ativas de aprendizagem: reflexões subsidiárias nas escolas do I ciclo em Angola: Mana aha alukongesela: ukwaso wakutwala ku maxikola atangu a mwangola. NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, v. 3, n. Especial II, p. 244-263, 2023.
NUNES, Felipe Santiago Oliveira et al. Universidade e inovação: visões de empreendedores inovadores sobre as contribuições da universidade para a realização de suas iniciativas. [S. l.: s. n.], 2021.
PEREIRA, L.; ISTOTANI, S.; TODA, A. Pensamento Computacional no contexto da BNCC, aplicado a projetos de empreendedorismo como fator de inclusão social. In: Anais [...] dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo, v. 1, 2020.
PUCUTA, Marcos João; DOS SANTOS LUEMBA, Bonifácio. Qualidade de ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda e inserção profissional dos licenciados em ensino da matemática. Revista Educação em Páginas, v. 3, p. e13778-e13778, 2024.
SOUZA, Roosiley Santos; JÚNIOR, Nortonciste Guedes Da Silva. Tendência empreendedora: uma análise do perfil dos participantes do programa marinheiro empreendedor. Revista Xiegepe Online, Belo Horizonte, 2020.
TOME, Alexandre Scherrer. Identidades e representações sociais na construção do “jovem empreendedor” nas mídias de negócios. Revista Comunicação Universitária, v. 1, n. 4, 2023.
WAZLAWICK, Patrícia. Como ser um professor inovador? Educação transformadora em diálogo interdisciplinar com a Pedagogia Ontopsicológica. [S. l.: s. n.], 2021a.
WAZLAWICK, Patrícia. Educação Transformadora e(m) diálogo com a Pedagogia Ontopsicológica: como ser um professor inovador?. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, [S. l.: s. n.], 2021b. p. 389-408.
Fontes complementares
