FORMAÇÃO DOCENTE: DISCUTINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO POR MEIO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

DOI

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4322

Downloads

PDF

Resumo

Este trabalho tem como desígnio averiguar a edificação do PPP – Projeto Político Pedagógico e a participação democrática da gestão escolar no que diz respeito à elaboração de metodologias ativas para a constituição de tal regimento educacional. Assim sendo, acrescenta-se que O PPP é definido como um caminho utilizado pela unidade escolar com o propósito de alcançar os seus objetivos, e que se alinha com as diretrizes da escola, auxiliando-os a selecionarem as melhores escolhas, devendo ser respeitado e utilizado por todos os que compõem a unidade, sempre de maneira democrática e harmoniosa, no decorrer do ano letivo. Para discutir tal assunto, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, por meio de consulta a estudos de especialistas na literatura pertinente à temática aqui abordada, buscando, com  isso, compreender melhor, devido à sua complexidade, o processo de organização e edificação desse documento e sua importância para a prática educativa desenvolvida no ambiente escolar. Desse modo, tendo em vista o cenário que aborda a teoria e a prática, surge a necessidade de desenvolver uma reflexão a respeito da importância da edificação do PPP na gestão de uma escola pública de forma democrática, o que justifica claramente a necessidade de construção e apreciação desse trabalho.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Álvaro Raphá Lemos Guerra

Graduado em Pedagogia e Ciências Biológicas. Bacharel em Direito. Pós-graduado em Gestão Educacional, Gestão em Saúde e Direito Ambiental. Mestrando em Educação.

Júlio dos Santos Silva

Graduado em Pedagogia e Letras/Inglês. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Língua Inglesa. Mestrando em Educação.

Fernanda Shellenn Viana Pereira

Graduada em Educação Física. Bacharel em Educação Física. Pós graduada em Educação física Escolar com Ênfase em Inclusão e Docência no Ensino Superior. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Ivone Lima Santos

Graduada em Pedagogia e Artes. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica. Mestranda em Educação.

Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira

Graduada em Pedagogia e Superior Tecnológico em Gestão Ambiental. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial, Neuropsicopedagogia, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Resíduos Sólidos e suas Tecnologias. Mestranda em Educação.

Edilene Soares Rodrigues

Graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Gestão Educacional. Mestranda em Educação.                   

Referências

ANDRÉ, M. E. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. O projeto Político Pedagógico no contexto da gestão escolar. Brasilia: MEC, 2010. Disponível em: moodle3.mec.gov.br/ufmg. Acesso em: 17 set. 2023.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. São Paulo, São Paulo, SP, v. 18, n. 3, 2006.

FREITAS, Luiz Carlos de et al. Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.

LONGHI, Simone Raquel Pagel; BENTO, Karla Lucia Bento. Projeto Políticopedagógico: Uma construção coletiva. São Paulo: Educadores dia a dia, 2010. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/aPPP.pdf Acesso em: 10 jun. 2015.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertat, 1995.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 24 ed. São Paulo: Libertad, 2014.

VEIGA, I. P. A. Projeto político pedagógico da escola, uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.

VEIGA, Ilma. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001.

VIEIRA, Sérvio Túlio Santos. A democracia deliberativa e a gestão democrática no Estatuto da Cidade: consoante entendimento jusfilosófico habermasiano. Rev. EMERJ, v. 13, n. 52, 2010.

VIEIRA, Sofia Lerche. Escola- função social, gestão e política educacional. São Paulo, Cortez, 2001.

Como Citar

Alves Guimarães, U., Raphá Lemos Guerra, Álvaro, dos Santos Silva, J., Shellenn Viana Pereira, F., Lima Santos, I., Nilza Andrade Araújo de Oliveira, M., & Soares Rodrigues, E. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE: DISCUTINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO POR MEIO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114322. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4322