A IMPORTÂNCIA DA TÉCNICA PET/CT NO PROGNÓSTICO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
Palavras-chave
Downloads
Resumo
Introdução: O câncer de próstata (CP), com exceção das neoplasias de pele não melanoma, corresponde ao mais recorrente em homens no Brasil. Objetivo: demonstrar a eficácia da técnica PET/CT como exame complementar no rastreio do câncer de próstata. Apresentar o benefício dos exames de imagem para uma melhor escolha das técnicas de tratamento. Métodos: uma revisão de literatura fundamentada em trabalhos publicados até o ano de 2022. Para essa finalidade, foram feitas pesquisas nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo utilizando descritores como: Câncer, Câncer de próstata, Técnica PET/CT, Densidade de PSA, Medicina Nuclear. Resultados: foram selecionados 13 artigos, teses, relatos de experiência e trabalhos de conclusão de curso para fundamentar referências retóricas no tocante ao tema. A leitura dos artigos permitiu compreender que pacientes diagnosticados com CP em estágio inicial, submetidos a tratamentos curativos, não apresentam sintomas relacionadas ao tumor maligno. Deste modo, os sinais da neoplasia aparecerão quando a região estiver altamente acometida ou desenvolvendo o estágio metastático da doença. Em alguns casos, a neoplasia prostática é identificada através do toque retal, independente dos níveis de PSA (Antígeno Prostático Específico). Considerações: O uso da técnica PET/CT como um exame complementar de rastreio mostrou-se imprescindível e eficaz, uma vez que utiliza ferramentas da medicina nuclear (PET) e da radiologia (CT), entregando uma precisão anatômica e fisiológica em um único exame. Dispensando assim, a utilização de técnicas mais invasivas, demoradas e com um alto custo.
Biografia do Autor
Tecnólogo em radiologia em formação pelo Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA.
Graduado em Radiologia - Tecnólogo em Radiologia pelo Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA).
Acadêmica de Tecnologia em Radiologia pelo Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA).
Tecnóloga em Radiologia em formação pelo Centro Uniiversitário Brasileiro (UNIBRA).
Tecnólogo em Radiologia pelo Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA).
Referências
BRASIL, M. S. O que é câncer?. INCA, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/o-que-e-cancer Acessado em: 01 de dezembro de 2022
CAMARGO, Edwaldo E. Experiência inicial com PET/CT. Radiologia Brasileira, v. 38, 2005.
DA SILVA FERREIRA, René Victor; DA SILVA, Marilú Gomes Netto Monte. Estudo para a Substituição de uma Gama-Câmara. 2022.
DA SILVA, Raimundo Fagner Mendes. A eficácia da técnica PET/CT na determinação precoce do câncer: uma revisão integrativa da literatura/Effectiveness of the PET/CT technique in early cancer determination: an integrative literature review. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 66480-66499, 2021.
DAMIÃO, Ronaldo et al. Câncer de próstata. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, v. 14, 2015.
DE SOUSA, Maria Júlia Alves; PUJATTI, Sylvia Loures Vale; DE FARIA, Iwens Moreira. Comparação de dados de PSA e resultados da biópsia no diagnóstico do câncer de próstata, obtidos em Itaúna (MG), no período de 2002. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 4, p. 14956-14970, 2021
LEVY, Caio de Souza et al. PET/CT com 18 F-FDG como ferramenta de avaliação do desenvolvimento de carcinoma hepatocelular secundário a doença hepática gordurosa não alcoólica em modelo experimental. Arquivos de Gastroenterologia, v. 56, p. 45-50, 2019.
MENEZES, Vinícius de Oliveira. Otimização de protocolo de PET/CT oncológico com FDG-F18 baseado na análise de multiparâmetros. 2017.
ONCOFISIO. Avanços no Diagnóstico do Câncer de Próstata – 2018. Disponível em: https://oncofisio.com.br/artigo/avancos-no-diagnostico-do-cancer-de-prostata Acesso em: 10/01/2023.
ROBILOTTA, Cecil Chow. Tomografia por emissão de pósitrons: uma nova modalidade na medicina nuclear brasileira. Revista Pan-Americana de Saúde Pública, v. 20, pág. 134-142, 2006.
SANTANA, V. G. F., FORTINI, A. R. Câncer de próstata: avaliação das estratégias de diagnóstico e monitoramento. 2019.
SARRIS, Andrey Biff et al. Câncer de próstata: uma breve revisão atualizada. Visão Acadêmica, v. 19, n. 1, 2018.
VARGAS, L. C. B., Costa, J. J. S., Oliveira, J. A., Gavazza, S., Oliveira, C. L., Cardoso, D. O., & Morales, R. K. (2019). Determinação de doses equivalentes em diagnósticos médicos utilizando a técnica de PET/CT. Revista Militar De Ciência E Tecnologia, 35(4). Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CT/article/view/2812
ZIESSMAN, Harvey A.; O'MALLEY, Janis P.; THRALL, James H. Medicina nuclear. Elsevier Brasil, 2014.
